Disfunção Erétil

Disfunção Erétil

Tratamentos sem injeções no pênis ou sprays sublinguais.

O que se chama de impotência é a dificuldade em manter a ereção por tempo suficiente para que a relação sexual seja concluída. O pênis “amolece” antes de penetrar a vagina ou logo após a penetração.

Aproximadamente 50% dos homens adultos com mais de 40 anos têm alguma queixa em relação às suas ereções.

O sangue, preso no pênis, é o que faz com que ele endureça e se alongue.

Para que um problema de ereção seja diagnosticado como Disfunção Erétil, ele deve ocorrer regularmente.

Os homens modernos passaram a se sentir mais confortáveis para conversar sobre seus problemas sexuais com seus médicos.

Causas de Disfunção Erétil ou Impotência

A disfunção erétil (DE) frequentemente começa devido a fatores orgânicos, mas também pode ser causada por motivos psicológicos.

Causas Orgânicas

São causas geralmente relacionadas à má circulação sanguínea, ou insuficiência vascular. O pênis precisa receber um fluxo de sangue adequado para que o homem possa ter ereção. Um fluxo insuficiente pode determinar que a ereção não se mantenha durante a relação sexual e inclusive que esta não se complete.

Tratamento para Disfunção Erétil

O objetivo do tratamento da disfunção erétil é permitir que o paciente consiga uma ereção satisfatória para penetração, por um período de tempo suficiente para produzir prazer e satisfação aos dois

O tratamento pode ser feito por diversas formas, desde os medicamentos orais, passando por terapias locais como a bomba de vácuo até chegar às injeções intra-cavernosas.

Tratamento Via Oral

O tratamento oral com inibidores seletivos da 5-fosfodiesterase (PDE5), por exemplo o sildenafil, provocam a liberação de vasodilatadores nos corpos cavernosos do pênis, se a resposta do paciente for adequada ocorre ereção. Contudo, efeitos colaterais como cefaléia, rubor facial, queda da pressão arterial, gastrite, diarréia, distúrbios visuais, e em pacientes cardíacos ou hipertensos que usam nitratos, o risco de problemas cardíacos é alto.

Para utilizar o Sildenafil o paciente deve passar por uma análise clínica antes. Esse medicamento é contra indicado em pacientes que façam uso concomitante com nitratos e na rara doença visual retinite pigmentosa e só deve ser utilizado com orientação e prescrição médica. Nunca se automedique.

Tratamento Injetável

Esta terapia não depende de estímulos sexuais, o paciente obtém ereção independentemente de sua vontade alguns minutos após a aplicação da injeção intra-cavernosa. A duração varia de 30 minutos a várias horas em função da dosagem prescrita pelo médico, da técnica correta de aplicação, situação do organismo na hora da aplicação ( por exemplo: uso de bebidas alcoólicas antes pode prejudicar a ereção ).Estas injeções dilatam as artérias levando sangue ao interior do pênis e promovendo a ereção. Existe um risco que é o priapismo ou ereção prolongada que ocorre em alguns casos e que precisa de tratamento medico especializado.

Existe algumas contra-indicações ao uso desse tipo de tratamento como nos casos de problemas de coagulação, distúrbios psiquiátricos severos, priapismos de repetição e doenças cardiovasculares instáveis. A utilização de um aplicador próprio torna este processo fácil e indolor.

A clínica dispõe de plantão 24hs por dia para chamados de emergência para priapismo.

Terapia Psicológica

A psicoterapia tem seu lugar em diversas patologias médicas onde o fator mental contribui para o desenvolvimento ou manutenção da doença como hipertensão arterial , depressão e outras que contem ansiedade na origem do problema.

Próteses Penianas

Trata-se de um procedimento cirúrgico no qual uma prótese é implantada dentro do pênis sustentando-o de modo a mantê-lo em posição de ereção, ou a introdução de cilindros infláveis no pênis conectados a uma bomba com líquido.

Bomba de Vácuo

Funcionam como técnicas auxiliares no tratamento global do paciente. Trata-se de um cilindro, dentro do qual o pênis é introduzido, e, por meio de um sistema de sucção o ar é retirado do cilindro, diminuindo a pressão interna; a pressão negativa favorece o fluxo de sangue para dentro do pênis, o que favorece a ereção. Quando o pênis atinge a ereção desejada é colocado um anel de constrição para a manutenção do estado ereto. Apesar de ser uma técnica não invasiva e com baixa taxa de complicações, exige boa destreza manual por parte do paciente para sua utilização, bem como pode levar a contusões no pênis e interferir na ejaculação.

Hormonais

Uma deficiência do hormônio sexual masculino, a testosterona, pode acarretar distúrbios de ereção. Nessas situações, o tratamento de reposição hormonal apresenta bons resultados.. Efeitos colaterais de uma reposição hormonal podem ser sérios especialmente em pacientes com câncer de próstata. Sempre é necessária uma avaliação e prescrição médica.