Aumento Peniano e Engrossamento com Sigilo Total
Clínica bem localizada em São Paulo, mais de 45 anos
Teleorientação a distância para todo Brasil, Consulte!

História da Medicina – Antiguidade

A história da medicina grega antiga era uma compilação de teorias e práticas que estavam em constante expansão através de novas ideologias e provações. Muitos componentes foram considerados na medicina grega antiga, entrelaçando o espiritual com o físico.

Especificamente, os gregos antigos acreditavam que a saúde era afetada pelos humores, localização geográfica, classe social, dieta, trauma, crenças e mentalidade.

No início, os gregos antigos acreditavam que as doenças eram “castigos divinos” e que a cura era um “presente dos deuses”.

À medida que continuavam as tentativas em que as teorias eram testadas contra sintomas e resultados, as crenças espirituais puras sobre “punições” e “presentes” foram substituídas por uma prática baseada no físico.

Humorismo (ou os quatro humores) refere-se a sangue, fleuma, bile amarela e bile preta.

História da Medicina Grega

A história da medicina grega antiga começou a girar em torno da teoria dos humores. A teoria humoral afirma que a boa saúde provém de um equilíbrio perfeito dos quatro humores: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra.

Consequentemente, a saúde precária resultou do equilíbrio inadequado dos quatro humores.

Os gregos antigos acreditavam que havia quatro humores formando o corpo, e um desequilíbrio nos levaria a doenças e doenças mentais e físicas.

O equilíbrio desses humores seria afetado pela dieta, localização, idade, clima e vários outros fatores, e a medicina grega antiga baseava-se na restauração do equilíbrio.

Os quatro humores foram:

• Sanguine: o sangue, relacionado ao elemento ar e fígado, ditava coragem, esperança e amor.
  • Colérico: a bílis amarela, relacionada ao elemento fogo e à vesícula biliar, pode levar ao mau humor e à raiva, se em excesso.
  • Melancólico: a bílis negra, associada ao elemento terra e baço, levaria a insônia e irritação se dominasse o corpo.
  • Fleumático: a fleuma, associado ao elemento água e cérebro, era responsável pela racionalidade, mas embotaria as emoções se permitisse que se tornasse dominante.
História da Medicina

O reconhecimento do médico na história da medicina grega

Os gregos antigos, cerca de 1000 anos antes do nascimento de Cristo, reconheceram a importância dos médicos, conforme relatado nas obras de Homero, os guerreiros feridos eram tratados pelos médicos.

Os gregos tendiam a acreditar que a maioria das doenças poderia ser curada por orações ao Deus da Medicina, Asclépio e aos grandes templos, conhecidos como Aesclepions.

Onde muitos gregos foram procurar cura, fazendo sacrifícios e orações ao deus em troca de terem suas doenças curadas.

No entanto, tudo isso mudou com Hipócrates, um dos mais famosos de todos os médicos, e seu famoso juramento ainda hoje é usado pelos médicos, pois eles prometem ‘Não causar danos’.

Sua contribuição mais reveladora para a história da medicina foi a separação do remédio do divino, e ele acreditava que a verificação dos sintomas, o diagnóstico e a administração do tratamento deveriam ser separados dos rituais dos padres.

A maioria dos gregos tinham prazer em combinar os dois, diagnóstico e administração.

Os médicos gregos, influenciados pelo pensamento hipocrático, estudavam o caso clínico dos pacientes, fazendo perguntas e tentando descobrir o máximo possível do paciente antes de chegar a um diagnóstico.

Essa interação bidirecional entre paciente e médico tornou-se uma base da história da medicina, ainda usada pelos médicos modernos.

Medicina alternativa

Xamãs e padres pagãos usavam uma mistura de rituais e técnicas médicas para curar doenças. Entre o ritual e a magia, às vezes chegavam a uma cura que passava à tradição e à memória orais.

Ervas, acupuntura e oração eram comumente usadas para curar e, embora os praticantes do leste certamente tenham contribuído muito e tenham participado do compartilhamento de conhecimentos ao longo da antiga Rota da Seda, o escopo deste artigo se concentrará em uma abordagem centrada no euro. Esse viés ocidental também inclui a medicina egípcia antiga e o Oriente Médio.

Devido ao clima quente e seco no Egito, os papiros antigos sobreviveram intactos, permitindo que os historiadores estudassem as técnicas sofisticadas empregadas pelos médicos egípcios antigos.

Embora engajados em magia e ritual, os egípcios possuíam muito conhecimento em curar com ervas e reparar ferimentos físicos, entre a população normal e os trabalhadores responsáveis ​​pela construção dos grandes monumentos daquela nação.

A história da medicina é longa e distinta, pois os curandeiros procuravam aliviar doenças e reparar ferimentos desde os primórdios da humanidade.

Sociedade e Medicina Antiga

Pesquisas modernas mostraram que esses construtores não eram escravos, mas homens livres altamente respeitados e bem tratados, e o cuidado e o tratamento dado a ferimentos e aflições estavam séculos à frente de seu tempo.

A aposentadoria antecipada, em caso de lesão e licença médica, foram algumas das políticas adotadas pela medicina egípcia antiga, luxos que raramente seriam usufruídos pela maioria dos trabalhadores até o século XX.

Os egípcios garantiram que os trabalhadores fossem alimentados com uma dieta rica em rabanete, alho e cebola, que os pesquisadores modernos descobriram ser extremamente rico em Raphanin, Alicina e Alistatina.

Esses poderosos antibióticos naturais certamente ajudariam a prevenir surtos de doenças nas condições frequentemente lotadas dos campos de trabalho.

Os antigos praticantes egípcios também eram hábeis em realizar cirurgias oculares, nenhuma surpresa no deserto, onde objetos estranhos soprados nos olhos podiam causar irritação.

De maneira inovadora, os médicos egípcios curaram a cegueira noturna ao alimentar o paciente com fígado em pó, rico em vitamina A.

Os médicos recorreram a uma grande quantidade de conhecimentos no Peri-Ankh, as Casas da Vida; aqui, os alunos eram ensinados e os procedimentos de documentação de papiros eram armazenados.

Fitoterápicos e Terapias antigas

Fisioterapia e terapia de calor foram usadas para tratar dores e a medicina egípcia antiga incluía a reparação e a imobilização de ossos quebrados, como mostrado por esqueletos curados com sucesso.

Os médicos-sacerdotes também praticavam amputação, usando roupas de cama e antissépticos para reduzir a chance de infecção e gangrena, e há algumas evidências de que eles empregaram próteses quando necessário.

Muitas das ervas que eles usaram demonstraram ter efeitos positivos sobre as doenças e ainda são usadas pelos herbalistas modernos, milhares de anos depois.

• Mel: um excelente antisséptico, usado para tratar feridas, e uma cura antiga que agora é cada vez mais usada pelos militares britânicos para tratar queimaduras.
  • Salgueiro: uma mistura disso foi usada para tratar a dor de dente e a casca do salgueiro formou a base da aspirina moderna.
  • Hortelã: usado para tratar doenças gástricas e hortelã é outra cura que ainda é usada hoje.
  • Romã: usada para tratar infestações de vermes parasitas, e os cientistas modernos descobriram que o alto teor de taninos dessa fruta realmente paralisa os vermes, conhecidos pela medicina egípcia antiga como as cobras do sistema digestivo.

Eles também usaram o mel, conhecido por suas qualidades antissépticas e capacidade de estimular a secreção de glóbulos brancos que combatem infecções.

Antigos médicos sacerdotes egípcios usavam pão mofado como antibiótico, milhares de anos antes de Fleming descobrir a penicilina.

A medicina egípcia antiga superava tanto os romanos quanto os gregos no nível de conhecimento e sofisticação.

E se você deseja saber sobre a história da humanidade, veja esse artigo.

DURANTE A CONSULTA, EXPONHA E TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS E QUESTÕES PESSOAIS COM TOTAL SIGILO.

Clínica especializada para tratamentos masculinos icone homem

A equipe médica da Clínica para Homens é composta por profissionais capacitados para tratar de assuntos relacionados as disfunções sexuais, como engrossamento peniano, aumento peniano e todos os demais assuntos que abrangem a Saúde Sexual Masculina.

25 Anos de Andrologia e 45 anos na Área de Medicina.

Tratamentos para o Homem

Whatsapp e Videochamadas

24 horas por dia 7 dias por semana

Copyrights © M.P.Life - Clínica para Homens. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Termos de Uso